Como Fazer Um Rótulo? Conheça as Características e Elementos Fundamentais Que Seu Rótulo Precisa Ter

Saber como fazer um rótulo é essencial para comunicar às pessoas todas as características de determinado produto, o que facilita a centralização de informações e a comercialização de cada item.

Além disso, seguir certas normas quanto aos rótulos é um procedimento obrigatório que todas as empresas devem seguir, de acordo com a legislação brasileira.

Para saber quais são as características e elementos fundamentais de um rótulo, confira nosso artigo.

7 Informações de Como Fazer Um Rótulo

1 – Definição do produto

Também chamada de designação de venda, a definição do produto, ou seja, a finalidade central desse produto, deve obedecer aos padrões técnicos da legislação brasileira e apresentar de forma clara a utilidade oferecida aos consumidores.

Exemplos:

– Fralda descartável;

– Azeite de oliva extravirgem;

– Detergente neutro;

– Sabão em pó biodegradável.

2 – Relação de ingredientes e composição

Outra informação essencial ao saber como fazer um rótulo é a relação dos ingredientes contidos em cada produto.

Essa regra é ainda mais importante para rótulos de alimentos e bebidas. Já no caso de produtos como cosméticos, medicamentos, produtos de limpeza etc.

É preciso detalhar a composição, ou seja, todos os itens contidos na fórmula de determinado produto.

Os ingredientes ou itens de composição precisam ser informados em ordem decrescente, considerando primeiro os itens que estão em maior quantidade no produto.

3 – Conteúdo

O conteúdo de cada produto deve ser informado em formato de volume (litros, ml) ou massa (quilos, gramas).

Isso faz com que o consumidor compreenda melhor o conteúdo exato que está adquirindo.

4 – Origem

Em todos os rótulos é obrigatório inserir o local no qual o produto foi fabricado/produzido, sendo necessário informar o nome da empresa, endereço e dados de referência (e-mail, site, telefone etc.) para que os consumidores possam entrar em contato e fazer elogios, críticas, sugestões, reclamações etc.

5 – Prazo de validade e lote

Todos os produtos que possuem prazo de validade menor que 3 meses devem apontar no rótulo o dia, mês e ano referente à data de validade.

Já para os demais produtos, basta colocar somente o mês e o ano.

6 – Informações nutricionais adicionais (de destaque)

De acordo com as características nutricionais que destacam cada produto, é preciso que itens alimentícios e bebidas apresentem no rótulo esses dados adicionais com base nos ingredientes.

Exemplos:

– Baixo teor de gordura;

– Fonte de cálcio e ferro;

– Zero lactose;

– Sem adição de açúcar;

– Fonte de vitamina C.

7 – Indicações específicas

Produtos como cosméticos, itens de higiene pessoal etc. devem conter no rótulo a indicação específica de acordo com a composição do produto.

Isso é fundamental para facilitar a identificação por parte dos clientes e até mesmo estimular a compra.

Exemplos:

– Shampoo para cabelos oleosos;

– Condicionador para cabelos cacheados;

– Shampoo anticaspa;

– Creme sem enxágue para cabelos secos.

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Ao aprender como fazer um rótulo, além de considerar todas essas informações, é preciso investir em um design diferenciado para cativar a atenção dos clientes e aumentar as vendas.

Dessa forma, a qualidade da embalagem, impressão e demais detalhes são essenciais para a composição de um rótulo adequado e atrativo.

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