O que é um QR Code e como ele pode ser útil na sua etiqueta ou rótulo?
A tecnologia veio para ficar e está cada vez mais presente na realidade das pessoas. Engana-se quem acreditar ser alheio a ela, pois, em níveis diferentes, todos somos afetados pela informatização.
O uso de QR Code é uma prática que vem sendo cada vez mais adotada como uma forma interativa de levar o consumidor a ter acesso a inúmeras funções, como informações extras sobre um produto.
O QR Code é identificado como um código que opera semelhantemente ao código de barra, só que de maneira mais avançada e ampla.
Adotar o uso desse tipo de código na etiqueta de um produto – ou até mesmo no seu rótulo – é uma forma de levar o seu consumidor a interagir com a marca, oferecendo-lhe informações e uma série de soluções possíveis. Veja abaixo como utilizar esse recurso no seu produto:
O que é QR Code?
Trata-se de um código bidimensional que opera semelhantemente ao código de barras. No entanto, esse é um recurso muito mais avançado e ampliado que a outra versão. Ele pode ser escaneado utilizando, na grande maioria das vezes, as câmeras dos telefones celulares.
Dessa maneira, quando o consumidor posiciona a câmera no código, logo ele é redirecionado a um destino pré-determinado pelo fabricante/fornecedor.
QR significa Quick Response, ou seja, resposta rápida. Embora seja algo relativamente novo no nosso cenário, ele foi inventado em 1994 para fins de catalogação de peças automotivas em linhas de produção.
Já em 2003 esse recurso passou a ser disponibilizado em celulares e seu uso vem crescendo cada vez mais, pois se trata de uma solução rápida e eficaz, capaz de promover uma interação mais eficiente entre consumidor e fornecedor.
Como o QR C ode funciona?
O código é representado por uma figura bidimensional, que, quando é identificado pela câmera do celular, é convertido – normalmente – em um domínio na internet.
O uso desse recurso é bastante simples: basta posicionar a câmera fotográfica do celular sob o código. O aparelho irá funcionar como um leitor do código para que se converta no destino final – seja ele um site, um aplicativo, um formulário…
Por que utilizar QR Code em etiquetas ou rótulos?
Existem diversos fatores que justificam a incorporação do QR Code em etiquetas e rótulos. A primeira é, certamente, oferecer ao consumidor um portal com informações adicionais sobre o produto que está adquirindo, além de dados da empresa, processo de fabricação ou ações sociais, por exemplo, que são impactadas com a compra do referido produto.
No entanto, além disso, existem outros motivos que estão levando as empresas a adotarem o uso desses códigos em seus produtos. Um deles é que essa ferramenta acabou se tonando um excelente marketing.
Com o recurso, a experiência do comprador não se limita simplesmente ao consumo ou ao uso do objeto, mas proporciona uma experiência diferente e pode representar até mesmo mais segurança e interatividade.
Isso – ainda que inconscientemente – faz com que o consumidor se sinta mais próximo à marca e, portanto, acaba sendo um bom impulsionador de branding, já que ajudará no fortalecimento da marca, sobretudo quando o comprador é levado a páginas com informações e recursos gráficos associados à empresa.
Entretanto, para que isso seja possível, é necessário que a impressão do QR Code seja de qualidade, em um bom material, e então sua leitura será feita adequadamente.
A D’colar é uma empresa especializada na impressão de etiquetas e rótulos em diversos materiais, com sistemas distintos de impressão – todos com a qualidade desejada, o que faz toda a diferença durante a experiência de compra e utilização de recursos como o QR Code.
Conheça nossos produtos e proporcione ao seu consumidor uma experiência moderna de interatividade utilizando o Quick Response.