Como atrair mais clientes por meio de rótulos personalizados e atrativos?

Quando um consumidor se dirige ao supermercado, à lanchonete, padaria e às demais lojas varejistas, o contato com o rótulo e com a etiqueta é o primeiro contato com um produto. No cenário nacional, são poucas empresas que têm acesso a espaços em mídias televisivas ou impressas. Dessa forma, recorrer a um bom rótulo é de extrema importância, capaz de interferir na decisão de compra do consumidor final.

É senso comum ouvirmos dizer que não se deve julgar pela aparência. No entanto, as estatísticas nos mostram que isso não se aplica ao mercado. Ou seja, quanto mais atrativo e inovador se mostrar a embalagem de um produto, maior será o apelo de venda.

Hoje em dia os consumidores e potenciais consumidores recebem inúmeros estímulos de consumo. O poder visual proporcionado por um rótulo adequado é capaz de sanar a indecisão de um comprador e garantir a venda.

Em determinados segmentos, como na perfumaria, a embalagem é tão importante quanto produto em si, de forma que o consumidor a guarda para outras finalidades, além de proporcioná-lo a sensação de estar adquirindo algo de qualidade e exclusivo.

Dito isto, é observado o papel fundamental da rotulagem e etiquetagem na performance de venda de qualquer produto e recorrer a um fornecedor qualificado e que atenda às suas demandas é crucial para garantir o sucesso de seu negócio.

A importância do rótulo adequado

Quando falamos em rótulos e etiquetas, estamos tratando diretamente da identidade visual de um produto.

Se o produtor não está disposto a dar uma atenção especial a este aspecto, por que o consumidor deveria dar uma chance ao seu produto, certo?

Como visto acima, a aparência proporcionada por um bom rótulo e etiqueta é fundamental para atrair clientes e fazer o seu produto se destacar dentre tantos outros. No entanto, a função da rotulagem não é apenas promover os aspectos estéticos do produto, mas transferir informações sobre o produto, como data de validade, local de fabricação, dados do fabricante, contato da empresa, dentre outras informações.

Sendo assim, é justamente no rótulo de um produto que o consumidor terá o primeiro contato, ainda que indireto, com o fabricante.

Assim que esta conexão for estabelecida, o consumidor tende a passar pelo processo de fidelização mais fácil e institivamente. Consequentemente, ele tenderá a adquirir mais produtos da sua marca.

A parte externa do produto será responsável por provocar sentimentos diversos no consumidor. Tais sentimentos, somados à identidade do produto, à funcionalidade e à necessidade do comprador atuarão como gatilho no momento da compra.

Dessa forma, podemos afirmar que a rotulagem de qualidade não apenas agrega valor, como também permite estabelecer o posicionamento do produto, e até mesmo da marca, no mercado.

Como criar o rótulo ideal para o meu produto?

Para criar o rótulo ideal para seus produtos você precisa analisar alguns fatores como:

Design: As cores, a fonte e a organização das imagens podem servir como gatilhos para diversas sensações dos consumidores. Garantir uma estética agradável e que estimule o consumidor é um passo fundamental para garantir a vendagem.

Informações: É no rótulo que o consumidor tem acesso às principais informações sobre o produto: data de fabricação e validade; lote; tipo de produto; instruções de uso; ingredientes; dados do fabricante, além das demais informações técnicas. Dessa forma, é importante se atentar à clareza das informações transmitidas. É necessário que o consumidor encontre facilmente o que está procurando, de maneira clara e objetiva.

Código de barras: Esse é um item muito importante em um rótulo. A qualidade e precisão da impressão do código de barras dos seus produtos são fundamentais para os revendedores e distribuidores. Isso irá garantir que seus sistemas poderão ler sem qualquer tipo de problema.

Escolha um bom fornecedor: De nada adianta seguir todas as etapas acima e entregar a confecção dos rótulos e etiquetas dos seus produtos a empresas que não irão atender às suas necessidades ou que não irão executar com precisão o trabalho. A D’Colar é uma empresa posicionada no mercado há mais de 15 anos que trabalha com material de qualidade. Contate-nos e faça seu orçamento.