Como Inserir Código de Barras no seu produto? Descubra como fazer e quanto custa!

Se você está pensando em colocar código de barras em seus produtos para ganhar em praticidade no controle de preços e atendimento aos clientes, confira nosso artigo e veja detalhes de como funciona esse processo e quanto custa.

Como fazer para colocar código de barras nos produtos

No Brasil, a empresa responsável pelo licenciamento dos códigos de barra é a GS1 – Associação Brasileira de Automação, que realiza a implementação de padrões de identificação em produtos.

Como já sabemos, a imagem apresentada no código de barras consiste numa representação gráfica de uma combinação numérica. Essa combinação recebe o nome de Número Global do Item Comercial – GTIN. É a partir do GTIN que é possível identificar uma série de informações quanto à descrição do produto e gerar o código de barras.

 

Na sequência, vamos ver o passo a passo que deve ser seguido para colocar o código em seus produtos:

1º Passo – Filiar-se à GS1 Brasil

Para se tornar um associado da GS1 – Associação Brasileira de Automação, basta fazer um cadastro da sua empresa por meio do site, enviar os documentos solicitados para análise e pagar o boleto que será enviado por e-mail.

2º Passo – Atribuir Numeração aos seus Produtos

Após receber a carta de filiação da GS1, será possível identificar os seus produtos e unidades logísticas com o Número Global de Item Comercial – GTIN, utilizando o Cadastro Nacional de Produtos, ferramenta da GS1 Brasil que facilita a gestão e o controle da numeração de mercadorias e permite a impressão do código de barras.

3º Passo – Seleção do Código de Barras

Para escolher o código de barras adequado para cada embalagem é preciso levar em consideração o tipo de item comercial como, por exemplo, itens de consumo, itens perecíveis, caixas com determinadas quantidades de produtos etc. O importante é escolher o código de barras que esteja mais adequado com o seu produto.

4º Passo – Aplicação dos Códigos de Barras

Após receber sua numeração, você poderá imprimir os códigos de barras direto do Cadastro Nacional de Produtos – CNP para ser aplicado nos rótulos ou embalagens do seu produto. Obs.: é preciso atenção especial quanto às regras de qualidade que devem ser seguidas para impressão do código de barras.

5º Passo – Alinhar as Informações dos Produtos

É necessário que as informações do produto se mantenham atualizadas para que estejam alinhadas com os parceiros comerciais, o que favorece a agilidade nas operações logísticas.

Quanto custa para colocar código de barras nos produtos?

Para que as empresas associadas à GS1 possam adquirir o Número Global de Item Comercial – GTIN é preciso arcar com o valor anual mínimo de R$509,00.

Além desse valor, a empresa deve considerar o uso de um software específico e impressoras adequadas para geração dos códigos de barra nos produtos.

Vantagens de colocar código de barras em seus produtos

Depois de saber como colocar o código de barras nos seus produtos e valor, veja quais as vantagens de trabalhar com esses códigos:

  • Possibilidade de comercializar seus produtos junto a grandes empresas;
  • Aumento da agilidade no cadastro de informações;
  • Maior credibilidade junto aos compradores;
  • Ganho de eficiência no controle dos estoques pelo fornecedor;
  • Acesso imediato à descrição e características associadas a determinado produto;
  • Ganho de eficácia em toda cadeira logística;
  • Aumento da eficácia na gestão do estoque;
  • Padronização de processos.

Depois de saber como colocar código de barras em seus produtos, confira as soluções que a D’Colar – Etiquetas e Rótulos Adesivos – pode oferecer para produzir seus rótulos com uma comunicação visual mais atrativa, do jeito que você precisa para aumentar a eficiência na venda dos seus produtos.