Qual é a matéria-prima ideal para rótulos? Descubra os materiais mais adequados para seu produto!

Conhecer a matéria-prima ideal para o rótulo do seu produto faz toda diferença para melhorar o design e garantir que a qualidade da impressão seja de alto padrão.  Vejamos quais são as opções e quais delas são mais indicadas para o seu produto.

3 tipos de materiais para rótulos

1 – Plástico

Rótulos plásticos são comuns em diversos tipos de produtos (gêneros alimentícios, bebidas, itens de papelaria, utensílios de cozinha etc.). Há basicamente dois tipos de plásticos mais utilizados na elaboração de embalagens e rótulos: rígido e maleável.

2 – Papéis

O papel nos mais variados formatos é uma das matérias-primas mais utilizadas na fabricação de rótulos. Vejamos os tipos e aplicações.

Papel couché

Esse papel revestido é um dos mais empregados em rótulos devido ao bom acabamento e baixo custo, apresentando resistência moderada à umidade. Ainda que seja prático para aplicações de difícil colagem como, por exemplo, papelão, a desvantagem do papel couché é que ele é mais sujeito aos desgastes.

Papel fosco (offset)

Esse tipo de papel usado em rótulos é o mais indicado para escrever com caneta esferográfica e impressões a laser ou a jato de tinta. Trata-se de um dos itens mais usados em empresas pequenas ou em situações nas quais seja necessário marcação de informações à mão.

Papel térmico

Esse tipo de papel apresenta opções com maior ou menor durabilidade, sendo utilizado principalmente para emissão de etiquetas de balcão (açougues, padarias etc.) e cupons fiscais.

3 – Filmes

Variados tipos de filmes são empregados na elaboração de rótulos com a finalidade de atender às características de cada item. Vejamos quais são esses filmes.

Bopp térmico

Trata-se de um material que apresenta tratamento especial do papel térmico. É empregado frequentemente em alimentos congelados e na elaboração de etiquetas de balcão para produtos resfriados ou úmidos.

Bopp tradicional

Trata-se do modelo mais econômico de filme, sendo bastante resistente ao calor, água e danos como rasgos. O bopp tem fácil aceitação à impressão térmica e é frequentemente usado em rótulos e etiquetas.

Poliéster (PET)

Trata-se de um dos filmes que apresenta maior resistência química e mecânica. É empregado na elaboração de etiquetas duráveis e permanentes e também na produção de rótulos invisíveis.

Tyvek

É um material com alta durabilidade e resistência. O tyvek é usado para rotular produtos químicos e também na elaboração de etiquetas para brinquedos, roupas e colchões.

Polietileno (PE)

Este é um tipo de filme classificado como conformável, sendo empregado sobretudo na fabricação de rótulos de superfícies acinturadas ou curvas, sendo muito usado no segmento de cosméticos.

O que considerar ao definir o melhor rótulo?

Para definir o melhor rótulo para o seu produto é necessário levar em consideração os seguintes fatores:

  • Capacidade de proteção do produto e resistência do material quanto a fatores externos (calor, água, rasgos etc.);
  • Valorização da impressão, mantendo intactas as informações e legibilidade do rótulo;
  • Design do produto e do rótulo;
  • Tipo de impressão que deverá ser utilizada de acordo com a arte da embalagem;
  • Regras quanto à conservação do produto.

Depois de ver sobre os materiais utilizados na elaboração de rótulos, confira todas as soluções que oferecemos para proteger, valorizar e destacar seu produto dos concorrentes. Acesse nosso site e confira as melhores opções de rótulos e etiquetas.