O que é e como usar o hot stamp − saiba tudo para deixar seu produto ainda mais incrível
Para fazer com que seu produto se destaque dos concorrentes e seja cada vez mais desejado pelos consumidores, uma das melhores alternativas é investir no hot stamp como estratégia de posicionamento da marca – já que essa técnica é sinônimo de requinte. Para saber todos os detalhes sobre este assunto, confira nosso artigo.
O que é o hot stamp?
Hot stamp consiste em um tipo de processo de impressão que proporciona um sofisticado efeito metalizado a diversos tipos de itens, tais como cartões de visita, catálogos, convites, trabalhos acadêmicos, guia de eventos, cartões postais, caixas personalizadas ou de presentes e muitos outros.
Empregado por grandes marcas que desejam conferir um aspecto elegante ao produto, em termos técnicos, o hot stamp realiza a transferência a quente de uma película metálica (na maior parte das vezes) para um tipo de substrato (papelão, papel, couro etc.).
Como usar o hot stamp?
Pelo fato de não haver tinta para imprimir a expressão, marca ou gravura que será transferida para uma determinada superfície é necessário usar uma técnica com alta pressão, que é feita por uma máquina sobre uma folha ou um tipo de fita metalizada que é revestida por uma fina camada metálica.
É justamente a fita metalizada que deve ser transferida para a nova base (produto em papel, plástico, couro, tecido etc.), sendo necessário apenas que a superfície desse produto seja mais resistente/dura. Isso significa que a transferência metálica não pode ser feita somente numa simples folha de papel.
Como é feito o processo
A técnica de aplicação do hot stamp é um processo simples, que alia temperatura, tempo e pressão. A aplicação consiste basicamente na transferência de temperatura da matriz de impressão para a película que será termo ativada.
As películas para impressão de hot stamp podem ser fornecidas em tubetes de uma ou três polegadas, em largura e comprimento que atendam às especificações do impresso a ser feito e do equipamento a ser utilizado.
É muito importante a escolha da película correta para cada impresso. Além das características visuais, é necessária a opção de um material que tenha a composição adequada para a transferência. A matriz de impressão pode ser fabricada em diversos materiais.
Os mais conhecidos e utilizados são: zinco, magnésio, alumínio e latão. Os processos mais conhecidos para fabricação de clichês são corrosão química e usinagem por fresamento. A escolha do clichê correto deve ocorrer considerando fatores como tiragem, efeito e nível de detalhamento da arte.
São recomendados cuidados durante o manuseio do clichê, evitando-se o uso de objetos cortantes contra o pacote e quedas ou impactos que possam danificar sua superfície. O posicionamento dos clichês é normalmente feito com o auxílio de um fotolito que determinará o local em que os clichês devem ser fixados.
A fixação adequada dos clichês é essencial para que a aplicação seja uniforme. Por isso, recomenda-se a utilização de presilhas laterais ou parafusos de fixação. É colocada sobre o padrão da máquina uma base para dar sustentação à aplicação e que também servirá como proteção aos calços.
Sob a base, é feita uma impressão que guiará o posicionamento dos calços e a pressão utilizada em máquina deve ser apenas para dar contato inicial dos clichês com o impresso, sendo que pequenas falhas na aplicação devem ser corrigidas com calços.
No caso do hot stamp com relevo conjugado, os calços são feitos sobre a peça macho que foi fixada ao padrão da máquina, diferentemente do hot stamp plano. Terminadas essas etapas, o equipamento estará ajustado para iniciar a produção.
Para deixar seu produto mais sofisticado e atrativo para os clientes, fale com um dos nossos profissionais e solicite um orçamento com as melhores soluções em impressão hot stamp para sua empresa.