Como pequenos negócios podem fidelizar clientes através de um programa de fidelidade?

Se você é empreendedor, seja qual for o porte do seu negócio, sabe o quanto é importante fidelizar clientes, pois tão importante quanto a compra é a recompra. Isso pode ser estimulada de diversas formas, no entanto, envolve toda a cadeira de funcionamento da sua empresa, pois, para isso, é necessário oferecer serviços e produtos de qualidade, colaboradores devidamente treinados e preço competitivo.

No entanto, uma outra forma de incentivar a recompra muito útil e adotado há muito tempo são os programas de fidelidade. Adotar políticas de fidelização impulsiona suas vendas e, ao mesmo tempo, beneficia o consumidor, que é recompensado com descontos, brindes ou produtos e serviços extra.

Preparamos este compilado com algumas dicas para você que deseja aumentar a compra e a recompra e aumentar sua lucratividade por meio de programas de fidelidade, acompanhe:

Escolha o prêmio e o acúmulo de pontos

Via de regra, os programas de fidelidade funcionam oferecendo recompensa aos consumidores que atingirem determinada meta de compras ou um valor mínimo em serviços consumidos em uma empresa ou comércio.

O primeiro passo para criar um programa de fidelidade é determinar a forma como o consumidor irá acumular pontos e qual será a recompensa – que pode ser em forma de descontos, brindes, produtos ou serviços adicionais etc. Quanto aos pontos, é possível concentrá-los em programas de forma manual, ou seja, em cartões com carimbos, ou em sistemas virtuais, que ajudam a otimizar os dados e gerenciar os pontos dos clientes.

Conheça o cliente e anteveja suas necessidades

Para garantir que o programa de fidelidade da sua empresa tenha uma boa adesão, é imprescindível que você conheça seu cliente, suas necessidades, demandas e preferências.

Isso pode ser feito ao delinear a persona do seu consumidor médio, bem como ao analisar os produtos e serviços que possuem maior vendagem e demais pesquisas de mercado. Com base nos resultados, você poderá identificar quais são as preferências e o que costuma chamar mais a atenção do seu público.

Ao saber o que o cliente compra e em qual frequência, você já pensou em se adiantar e oferecer uma recompensa a ele por esse produto? Um desconto, brinde ou até mesmo promoções entre empresas parceiras, já que o co-branding é uma ótima estratégia de marketing para angariar clientes que costumam consumir também outros nichos.

Automatize o programa de fidelidade

Os programas de fidelidade passaram por incríveis adaptações e hoje em dia podemos contar com softwares capazes de automatizá-los.

Graças a esse recurso, é possível computar os pontos acumulados virtualmente, de forma que o próprio sistema faz a gestão. Além disso, é possível encontrar versões completas que enviam notificações aos clientes cadastrados quando seus pontos estão prestes a expirar.

Além de fazer com que o consumidor se sinta valorizado, a adesão a programas como esse impulsionam o branding de sua marca.

O Clico é, atualmente, um dos programas mais completos de gerenciamento de programas de fidelidade e é um parceiro da Dcolar Etiquetas.

Se você possui um pequeno negócio, seja qual for o nicho, o Clico certamente pode ser um aliado para impulsionar suas vendas. Além disso, o programa inova ao oferecer plataforma com serviços de delivery e cupons.

Para saber mais sobre a plataforma, acesse: https://clico.site/ ou pelo e-mail contato@clientecontente.com.br.