Qual é a melhor cor para seu rótulo? Entenda mais sobre a psicologia das cores e saia na frente dos concorrentes
Tão importante quanto a qualidade de um produto, da matéria-prima ou da sua fabricação, é a forma como ele é apresentado ao mercado.
A imagem de um produto que busca fortalecimento de marca e posicionamento mercadológico é muito importante e requer análise minuciosa durante sua confecção.
Nesse sentido, as cores podem – e devem – ser utilizadas a seu favor, para proporcionar os efeitos de sentido pretendidos.
A psicologia das cores é muito utilizada no procedimento de criação gráfica pois, ao explorar a sinergia no público, elas transmitem certos sentimentos e desejos quando são vistas nas prateleiras.
Abaixo listamos algumas dicas com o intuito de ajudá-lo a identificar as cores mais adequadas para a confecção do seu rótulo. Confira:
Rótulos alimentícios: cores quentes
Não é de hoje que existem pesquisas mercadológicas levando em consideração o que as cores despertam no público.
Quando se trata de produtos alimentícios, as cores mais recomendadas são as quentes, pois tendem a despertar o apetite. Observe a logo das principais redes de fast food e marcas alimentícias e veja como isso é uma constante no mercado.
Ainda segundo as pesquisas de mercado, as cores quentes, em especial vermelho, amarelo e laranja são associadas a sensações como euforia, fome e alimentação.
Em oposição a isso, as cores frias são associadas a produtos de higiene e cosméticos, ou seja, produtos não comestíveis.
Quando utilizar cores frias?
Como mencionado, produtos diversos de higiene e limpeza devem receber rótulos, de preferência, com cores frias.
Isso se deve ao fato de cores como azul, verde e roxo, principalmente, serem associadas à sensação de limpeza e pureza.
No entanto, isso também pode ser pretendido quando se trata de produtos de utilidade doméstica.
Embalagens brancas
O branco no rótulo transmite a sensação de pureza, inocência e recomeço. Por ser uma cor neutra, é a mais versátil e pode convergir com outras cores – quentes ou frias – a depender do efeito pretendido.
No entanto, as embalagens e que o branco predomina são compreendidas como futuristas ou minimalistas.
Essa é uma cor segura e leve que, combinada a outras cores, transmite credibilidade e confiança ao consumidor.
Embalagens pretas
Embora muitas pessoas se sintam inseguras ao utilizar preto como cor predominante, essa pode ser uma boa solução, pois transmite elegância e imponência.
O fato é que quase nenhuma arte está imune à cor preta na criação gráfica, pois ela provavelmente irá aparecer, seja predominando no rótulo, seja em detalhes como a fonte.
No entanto, rótulos em que a cor preta ocupa um grande espaço transmitem a sensação de discrição, proteção e mistério. Para utilizá-la, recomenda-se que adote o uso de rótulos com arte imponente, pois, caso ao contrário, ela pode ser intimidadora.
Quais cores utilizar para criar o meu rótulo?
Para escolher a combinação de cores ideal, deve-se, a princípio, considerar o nicho que você explora e o seu público-alvo.
Por exemplo, fontes clássicas em cores pesadas e fundos contrastantes pode não conversar muito bem com consumidores mais jovens, por exemplo.
Alinhar o uso do bom senso com as dicas apontadas acima é uma excelente forma de angariar público e fortalecimento de marca.
No entanto, para que isso seja frutífero, é necessário recorrer a gráficas que oferecem impressões de qualidade, em material e cores que ajudem no posicionamento da sua marca.
A nitidez das cores é fundamental para alcançar a qualidade pretendida, e isso pode fazer muita diferença no momento de decisão de compra.
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