Qual é a melhor etiqueta para produtos congelados? Saiba tudo em nosso artigo!
Os produtos congelados representam um grande espaço no cardápio da população brasileira. Devido à facilidade e agilidade, recorrer aos pratos pré-prontos é uma excelente opção para quem não dispõe de muito tempo para preparar uma refeição.
Dessa forma, os alimentos congelados fazem parte do dia a dia das mais variadas famílias, desde os convencionais aos mais artesanais.
Existem diversos segmentos alimentícios que fornecem comida congelada, já que a prática permite que a comida seja conservada por mais tempo, tal como marmitas, porções de comidas fitness, massas, carnes e até mesmo doces e salgadinhos.
Não importa qual seja o tipo, toda comida congelada deve conter rótulo com as devidas especificações, como data de fabricação e validade; peso; local de fabricação e tabela nutricional.
É por meio das etiquetas e rótulos que os consumidores irão conhecer e identificar os produtos que serão armazenados em freezers.
Para que o produto suporte a temperatura, é necessário que o material seja resistente à umidade e possa aderir bem à superfície da embalagem, além de resistir ao manuseio e transporte.
Os rótulos e etiquetas podem ser aplicados em superfícies de plástico, papelão ou ser, o próprio rótulo, a embalagem em si, onde o consumidor poderá verificar as informações referente ao alimento.
Qual a melhor etiqueta para produtos congelados?
Atualmente existem duas excelentes opções no mercado para quem deseja uma etiqueta resistente às baixas temperaturas.
As etiquetas em Bopp são as mais utilizadas e tradicionais. Isso tem razão de ser: este material fornece resistência à umidade e ao congelamento.
Trata-se de um material produzido em uma espécie de filme com definição de polietileno e propriedades semelhante às do plástico.
Os rótulos impressos em Bopp podem e devem ser impressos em alta resolução, já que a qualidade do material conserva as características, mesmo que o produto seja frequentemente manuseado e submetido ao congelamento ou baixas temperaturas.
Este material pode ser utilizado tanto em superfícies lisas quanto nas abrasivas e você poderá encontrar o Bopp brilhante, fosco, branco, transparente, além de diversas outras opções em tamanhos e proporções que você precisar.
Existe, no entanto, uma outra opção alternativa ao Bopp. Trata-se do papel couché.
O rótulo ou etiqueta em couché é um material alternativo ao Bopp e mais acessível. No entanto, não possui a mesma resistência, pois se trata de um papel.
Ainda assim, este material pode ser personalizado e confeccionado nas proporções que você precisar.
O material pode ser submetido ao resfriamento e congelamento, ainda que a resistência à água e à umidade seja menor que o Bopp.
No entanto, as etiquetas e rótulos em couché também possuem uma vantagem sobre o Bopp. Este material aceita melhor a escrita com canetas esferográficas e a secagem é quase imediata.
Neste material, a tinta seca mais rapidamente, enquanto no Bopp, ainda que seja possível escrever, é necessário aguardar algum tempo para que a tinta não borre, ao contrário dos rótulos em couché, que conta com a secagem instantânea.
Onde encontrar etiquetas para congelados?
Independentemente de qual material você escolher, ter um bom fornecedor é fundamental para garantir um produto de qualidade e permitir que seu cliente desfrute de produtos idealizados primorosamente.
Funcionando desde de 2002, a D’colar oferece as duas modalidades de rótulos e embalagens personalizados conforme a necessidade do cliente.
A empresa atende a Londrina e toda a região metropolitana, além de contar com modernos equipamentos de qualidade que suprem às mais exigentes demandas.
A D’Colar possui clientes em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Sergipe, além do Paraná, e produz rótulos e etiquetas para os mais diversos segmentos, como o mercado alimentício, moveleiro, limpeza, cosméticos e embalagens em geral.