Registro de marca: descubra sua importância e saiba como fazer!

O registro de marca consiste num procedimento essencial para proteger a empresa de possíveis danos que podem ser causados pelo uso irregular do nome, logomarca e demais aspectos que envolvem uma marca. Para saber detalhes sobre este assunto, confira nosso post.

Qual a importância do registro de marca?

Garante exclusividade

Registrar a marca é essencial para garantir a exclusividade quanto ao nome escolhido e todos os aspectos que envolvem os desenhos e imagens utilizadas na logo. Em outras palavras, o registro de marca protege a identidade visual da empresa e assegura que somente ela utilizará a marca.

Evita plágio

Somente por meio do registro de marca é possível evitar os casos de plágio, nos quais empresas e pessoas de má fé utilizam a ideia do nome ou da logo sem autorização. Quando a marca não é registrada, a empresa fica totalmente desprotegida e não consegue impedir a disseminação ilegal de sua identidade visual.

Prova em processos judiciais

Os documentos do registro de marca servem como prova incontestável para demonstrar que determinada marca é de propriedade da empresa. Nos processos judiciais, somente com essa comprovação é possível fazer com que as consequências legais sejam aplicadas aos responsáveis pelo plágio ou uso indevido da marca.

Protege a empresa de usos indevidos da marca

Nada pior para a imagem de uma empresa que ter sua marca vinculada por terceiros de forma inadequada, principalmente quando esse vínculo fere valores éticos.

Somente com o registro da marca é que é possível evitar essas situações e aplicar as penalidades legais quando elas ocorrerem.

Vale ressaltar que o uso indevido de uma marca pode ser catastrófico para a empresa, podendo levá-la a sérios problemas financeiros.

Como fazer o registro de marca?

Para que você possa proteger a identidade visual e patrimônio da sua empresa, veja esses passos de como fazer o registro da marca:

Verificar as marcas registradas

O primeiro passo para registrar uma marca é consultar quais são as marcas já registradas para evitar a escolha de um nome já existente. Essa consulta deve ser realizada no site do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI.

Definir o setor de atividade da marca

Além de ter o nome da possível marca em mãos é importante definir o setor de atividade, já que um mesmo nome pode ser aplicado para ramos diferentes de negócio.

Identificar as características da marca

Ao providenciar o registro da marca também é necessário fazer uma definição das características básicas. Exemplos:

  • Apenas um nome comercial;
  • Verificar as taxas

Para fazer o registro de marca, o INPI cobra algumas taxas no início e durante o processo. É importante estar atento aos valores dessas taxas, que são atualizados e informados pelo site do INPI.

Preencher formulários e enviar documentos solicitados

É preciso preencher alguns formulários para dar entrada no processo de registro da marca junto ao INPI. A partir do envio desses formulários, são informados quais documentos devem ser providenciados para que o processo continue.

Acompanhar o processo

De forma geral, o registro de marca é um processo demorado, que pode durar cerca de 2 anos. Para reduzir esse tempo, é necessário acompanhar cada etapa do processo por meio dos números de protocolo entregues.

Para que as empresas ganhem tempo na hora de registrar a marca, o indicado é recorrer a uma assessoria especializada neste assunto. Os profissionais com experiência em solicitação de registro de marca conseguem bons resultados em um tempo menor justamente por dominarem todas as etapas de como funciona o registro.

Depois de conferir esse conteúdo sobre registro de marca, confira nosso portfólio virtual disponível no site da D’Colar Etiquetas e Rótulos Adesivos, e veja como as marcas podem ser aplicadas nos rótulos, valorizando cada tipo de produto.