Quais as principais diferenças entre Rótulo e Embalagem? Como escolher o melhor para o seu produto?

Quando um produto é criado, é preciso se dedicar não apenas à sua confecção, mas ao armazenamento e à disposição de informações importantes, como data de validade, componentes e demais propriedades técnicas.

Neste sentido, a rotulagem e a embalagem são fundamentais para conservar e expor tais informações. No entanto, pensando além das informações técnicas que são imprescindíveis, o posicionamento e fortalecimento de uma marca é potencializado com uma boa rotulagem, pois o fator visual pode fazer toda a diferença na hora da compra, ainda que inconscientemente.

Embalagem e rótulo, embora indispensáveis, são itens distintos e cada um cumpre uma função. Para ajudá-lo conhecer as características técnicas e a função de cada um e, dessa maneira, escolher a melhor opção para o seu produto, continue lendo abaixo.

Embalagens e suas finalidades

As embalagens, propriamente ditas, servem para armazenar determinados produtos. Este agrupamento pode ser temporário ou não e é utilizado em diversos setores: alimentícios, drogarias, cosméticos, eletrônicos, brinquedos e mais uma infinidade de nichos.

A embalagem é um componente significativo que irá afetar o custo da cadeia produtiva como um todo. No entanto, ela é responsável por manter um produto protegido nos sistemas de logística, transporte e comercialização.

Hoje em dia é possível encontrar inúmeros tipos de embalagens, dos mais diversos materiais: plástico, papel, madeira e até mesmo vidro. Dessa forma, as embalagens são classificadas em 5 níveis e cada uma se destina a alguns nichos e produtos específicos. Conheça:

Embalagens primárias e secundárias

As embalagens primárias são aquelas que estão mais próximas do produto que armazenam. Neste caso, inclui-se o pacote de bolachas, por exemplo, que está em contato direto com o alimento, assim como garrafas de água, que estão em contato direto com o líquido.

Já as embalagens secundárias são utilizadas para proteger a primária. Quando uma pessoa compra um perfume, o vidro corresponde à embalagem primária e a caixa que o contém é a secundária.

Embalagens terciárias, quaternárias e de quinto nível

As embalagens terciárias são fabricadas, normalmente, em papelão, plástico ou até mesmo madeira e acomodam várias embalagens secundárias.

Já as quaternárias abrangem as anteriores, facilitando o transporte e armazenamento, embalando e protegendo as terciárias.

As embalagens de quinto nível representam uma opção que nem sempre é utilizada, pois tem como finalidade transportes de longas distâncias.

As embalagens terciárias, quaternárias e de quinto nível são utilizadas mais comumente em lojas de atacado, para a revenda de produtos e para o transporte e logística.

Rótulos e suas finalidades

A rotulagem, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – é uma parte que está acoplada a determinado produto e deve conter inscrições com informações técnicas dele.

Imagens, legendas, estampas e demais recursos gráficos podem ser utilizados para compor um rótulo.

Nos casos de itens perecíveis, é necessário conter informações como data de validade, ingredientes, local de fabricação e, em alguns casos, instruções de uso.

Tipos de Rótulos

Atualmente é possível encontrar uma boa gama de variedades, materiais e formatos de rótulos.

Além de ser responsável por transmitir informações ao público consumidor, o rótulo é um importante aliado no marketing para fins de posicionamento de determinada marca ou produto.

Conheça os principais tipos de rótulos produzidos pela D´Colar:

  • Rótulos em Couchê

Sendo um dos mais tradicionais, os rótulos em Couchê possuem baixo custo e brilho próprio, além de qualidade superior aos papeis tradicionais, como o offset. No entanto não é recomendado para produtos congelados, por exemplo, pois não se comportar bem em temperaturas extremas, por possuir papel em sua composição.

Podem ser adesivos (autocolantes) ou não.

  • Rótulos em BOPP

Uma das grandes vantagens deste material é sua resistência à umidade por ser um filme plástico.

O BOPP também pode ser adesivo (autocolante) ou não e apresenta-se no mercado com uma composição variada: BOPP fosco, Perolado, transparente ou até mesmo metalizado.

  • Rótulos em papéis especiais

Para produtos que necessitam de um rótulo diferenciado, com acabamentos e materiais especiais, como Rótulos para Vinhos, por exemplo,  a D´Colar ainda oferece papéis que apresentas diversas texturas mais sofisticadas.

Seja qual for a sua escolha de substrato, os rótulos podem ainda, receber acabamentos especiais, como laminação brilho ou fosca, verniz total ou localizado, películas 3D, holográficas, Hotstamping, Coldstamping, etc.

A D’Colar Etiquetas é uma empresa que atua na confecção de rótulos e oferece as melhores condições e variedades. Conheça os produtos e faça um orçamento.